.status-msg-wrap{display: none;}

terça-feira, 6 de junho de 2017

Centro Histórico

WALKTOUR

Bogota está construída a 3000 metros de altitude, isto significa que tem frio o ano todo, a temperatura media e de 12 graus centigrados tanto no inverno como no verão. As temperatura máximas podem chegar a 20 graus C. ao méio dia.

Chove em media 20 dias todos os meses. As chuvas são fortes mais de curta duração. O seja em Bogota deve carregar sempre uma jaqueta e um guarda chuva.

Os habitantes originários eram os Muiscas o Chibchas (caídos do céu) que tinham a água como elemento sagrado, como origem da vida, como o principio de todas as coisas.As lagunas eram os principais santuários.Estavam acostumados a viver em terras frias e de eternas neblinas. Eram agricultores, artesãos, e tecedores. Estes povos com a chegada dos espanhóis criaram a lenda do “El Dorado” uma cidade construída toda de ouro com pavimentos de ouro etc. para direcionar lhes onde estavam seus inimigos e serem exterminados.

Iniciamos a caminhada na Plaza Bolivar onde se encontra o posto de informações turísticas. Na frente temos 02 cerros, o de Guadalupe que no topo tem a virgem Maria e o Cerro Monserrat com a virgem morena de Monserrat igual a de Barcelona. Existe um teleférico para subir confortavelmente ao cerro, so que e muito difícil ter um dia 100% despejado, sem nevoeiros, nem chuviscos que embasam a bonita vista aérea da cidade.

A palavra indígena Bacata (terra lavrada) os conquistadores transformaram em Bogota .
E fácil orientar se na cidade,as ruas paralelas aos morros se chamam “Carreras” porque nelas se realizavam corridas de cavalo, a Carrera nro.01 e a que esta junto ao morro. E as perpendiculares se chamam “Calle” e vão aumentando no sentido Norte.

Os índios construíam onde caia a luz do sol, e os espanhóis construíam igrejas no lugar.

Iniciamos o giro a praça pela casa da independência onde foi preso o emissário do Rey. Do lado esta a Catedral e o Palacio Arzobispal local onde se hospeda o Papa quando visita Bogota. ATENCAO em setembro o papa Francisco fará uma visita, e a maioria das companhias aéreas dão as passagens quase de graça, aproveitem para viajar. Fiquem ligados nos pacotes das igrejas, são muito baratos.

O Capitolio e o congresso que foi construído ao contrario com as costas frente para a praça.

O Palacio Echeverri e bem anedótico, Echeverri era um riquinho que queria ser amigo do presidente, fez o palácio frente a casa de governo, de cumprimentar lhe diariamente quando passava, conseguiu seu objetivo.

Existem esculturas nos telhados representando personagens da cidade, na igreja de San Agustin esta o escritor Asuncion Silva que se suicidou depois de vários fracassos na sua vida.

Basílica de Nossa Sra. Del Carmen, conhecida como igreja do pijama pelas cores na fachada, e a protetora dos turistas, dos pescadores e da armada espanhola, entre outras forcas armadas.

Entrando na calle 10 vemos Colegio Bartolome que formava eclesiásticos, hoje e um colégio mixto.
Casa dos jesuítas onde brotava água considerada santa.

Monumento a Cuevas e a casa de Manualita Saenz amante de Simon Bolivar que o salvou de ser assassinado.

A casa onde morava Bolivar e hoje a Cancilleria que fica a 100mts da casa de Manuelita.Bem na frente esta o teatro Colon, clone do famoso teatro Argentino,so que bem menor.

Entrando na calle 11 temos o Museu do Gabo (Gabriel Garcia Marques) premio Nobel Colombiano, na frente ao prédio tem 02 bandeiras a Colombiana e a Mexicana porque ele morou 33 anos em Mexico. Seguindo sentido a Carrera 2 a Biblioteca Nacional e o Museu Botero.

Na carrera 03 vemos a parte mas antiga da Candelaria, com grafites, hosteles, mochileiros, muita juventude pela proximidade com a universidade e a famosa Fonte do Macaco onde antigamente o povo se reunia em volta para protestar contra os espanhóis (os espanhóis eram chamados de macacos por ser loiros e de olhos claros, bem diferentes dos nativos).