.status-msg-wrap{display: none;}

sábado, 11 de novembro de 2017

LEIPZIG – Alemanha

Onde o Muro de Berlin começou a cair.

E a primeira cidade que visitamos que pertenceu a RDA (Republica Democrática Alemã). Ficaram do lado oriental do muro depois da guerra, e sofreram 40 anos de comunismo que os impediu de prosperar.

Leipzig nasceu no cruze de antigas rotas comerciais, sendo passo obrigado para quem vai para Republica Tcheca e Áustria, justamente nossos próximos destinos, no inicio iremos a Praga e logo a Viena.

Devo confessar que hoje estou pouco interessado em monumentos e catedrais. Vou focar em historia, biografias, quero achar uma explicação de por que as pessoas do este Europeu são tão diferentes, (estão no limite do desagradável), e escutaremos musica.

Porque musica???

Porque muito próximo de aqui nasceu Johann Sebastian Bach, em Eisenach, que vou chamar a cidade dos vizinhos ilustres pois ali também nasceu Lutero, só que com 200 anos de diferença
Lutero nasceu em 1483 e Bach em 1685.

Martin Lutero foi um sacerdote católico alemão, criador da Reforma Protestante, por estar contra Santa Sede que vendia as indulgencias (capacidade para perdoar) . Na época, era concedido o perdão divino ante qualquer atrocidade e para qualquer pessoa que pagasse por isso.

Mas que coisa!!! Nossaaa!!! Ay ay ay!!! Pois eh!!! Socorro!!!

Na Igreja de São Tomas, Bach trabalhou e compus suas pecas, seus restos mortais estão aqui.

Sua obra mais famosa para órgão e “Tocata e Fuga” . Tem pessoas que a consideram uma musica perturbadora, algo tétrico ou sinistro. Outros dizem que escutar ela e uma experiência majestosa, enigmática e inquietante. Quando a compus (1700) Bach era jovem e trabalhava como organista da igreja, onde a maestria com o instrumento era muito apreciada. Vamos escutar e, (se quiser), deixe sua apreciação escrita. Não importa se gosta o não gosta de musica clássica, parto da ideia que existe beleza em todo lugar.

https://www.youtube.com/watch?v=NEKF08t3mW4

E para finalizar, algo leve, divertido e brincalhão : “Minuet and Badinerie”.

https://www.youtube.com/watch?v=2zcTKhohtJg

Os que entendem comentam que Bach gostava de improvisar e com sua habilidade outorgava tonalidades e registros com genialidade.

Vamos conferir. Se cuidem.

Amanha continuamos com a interessante Leipzig.