.status-msg-wrap{display: none;}

terça-feira, 21 de novembro de 2017

LEIPZIG – Identidade de Saxônia

“Leipzig me encanta. E uma pequena Paris”

Goethe.

O currículo progressista e transformador de Leipzig começou em 1813 (nas Guerras Napoleônicas) pois foi ali que aconteceu a batalha mais importante, PERDIDA por N. Bonaparte. Na Batalha das Nações as tropas francesas combateram contra a coalizão de Britanicos -Holandeses e Alemães.
Muitos séculos antes, os antigos germanos NÃO construíam muralhas nem fortalezas, as consideravam asilo de cobardes, eram ferozes e bárbaros.

Os contemporâneos perderam a guerra (1945) e sua volta para casa, uma vez finalizada a luta, e conhecida como a “marcha da morte”. Sem transporte nem alimento, eram alvos muito fáceis, suportando temperaturas de -4C.graus e sendo obrigados a pisar minas terrestres o executados em shows como diversão, etc.etc..

Alemanha ficou totalmente destruída. A maioria das mulheres foram violadas na entrada do exercito Ruso a Berlin. E como se isto fosse pouco, sofreram 40 anos de comunismo, isolados do mundo.
O sofrimento deste povo acabou faz 28 anos (1989), a nova geração e mais falante, da para interagir melhor, tem uma nova cultura, tem a luz de um novo faro. Os dois estudantes que nos auxiliaram quando éramos recém chegados, foram generosos, amáveis, encantadores.

Vamos focar nos nativos de 40 anos para cima. Com todo o sofrido, este povo tem um elevado complexo de inferioridade. Os psicólogos diriam que ser frio em vez de doce e gentil e um recurso para a pessoa parecer mais profissional e para ser levada mais a serio.

Sorriem muito pouco, tem um comportamento distante e nada emocional , desviam a mirada para não cumprimentar ou conversar, sem apertão de mão ou abraço . Nunca falam de seus pensamentos, sentimentos e hábitos. São muito competitivos, trabalham duro para ser os melhores no que fazem. Nada de empatia ou compaixão, não se incomodam em ajudar ninguém.

Não intentem fazer perguntas a um homem da velha geração, possivelmente fará um gesto de negação com a mão e continuara seu caminho.

As idosas são a melhor opção em qualquer lugar do mundo (o inconveniente e que não falam outros idiomas).

A CIDADE

Para terminar, começaremos com o nosso Promenade (passeio).

O centro histórico esta interligado por eixos para pedestres e passadouros que comunicam 02 ruas diferentes, são galerias que concentram atividades comerciais. Isto e muito útil para proteger-se do clima rigoroso. Em Japão utilizam ruas telhadas para o mesmo fim-.

Altes Rathaus

Contem o prédio da antiga Prefeitura onde hoje funciona o museu da cidade. No Mark desde o ano 1.100 se faziam transações comerciais. No dia de nossa visita estavam montando a Festa da Uva e o Vinho.

Alte Handelsborse

(alte significa velho). Prédio lindo, barroco primitivo. Construído por comerciantes,ja foi bolsa de valores e câmera de comercio. Hoje tem usos variados: teatro – concertos – congressos – feira de livros.

Escultura Zeitgenossen, feita em bronze, cheia de simbolismos, são 05 pessoas em diferentes atividades, o nome da placa diz “Contemporâneos fora do tempo”.

Augustusplatz

De um lado a Opera y do outro a Universidade e Igreja São Paulo, não e uma Igreja mais já foi. Quando voltou a democracia e o bom senso, se constrói com a mesma forma que o velho templo demolido tinha. De fato e um local de oração sem distinção de religião.

A UNIVERSIDADE foi fundada em 1400 por acadêmicos que fugiam da peste negra de Praga. Hoje com 25.000 estudantes, entre os alunos mais famosos se destacam Goethe (poeta e escritor), Angela Merkel (atual) chanceler e primeira personalidade que assumiu a chefia do governo Alemão proveniente do Este.

Neues Rathaus, Nova prefeitura, Centro Administrativo e Palácio de Convenções .

Ruas e shopping

RESUMINDO

Saxônia e um grupo étnico bem marcante, sua personalidade EM PUBLICO e dura e fria, sorriem muito pouco, (justo o que você percebe) . Com familiares e amigos são diferentes.
Pessoas ordenadas / limpas / acatam as leis, desconfiam de tudo pela herança comunista, e o clima rigoroso as faz recolher em seus lares a media tarde (15hs).