.status-msg-wrap{display: none;}

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

BRATISLAVA – ESLOVAQUIA

Foi capital da monarquia dos Habsburgo por três séculos.

Depois da queda do comunismo, no ano 1993 iniciou-se a separação da Tchecoslovaquia, originando se a Republica Tcheca e a Republica Eslovaca, com Bratislava como capital. Chegamos por trem saindo de OBB Viena, na estação central Hlavna Stanica, precisando de uma pessoa para carregar as malas pois a saída só e possível por escadas.

Local simples, e com frequentadores duvidosos (vestimenta/gestos/postura/rostos), que não inspiram muita confiança .

Bus Tickets se compram em maquinetas, e o valor depende da duração da viagem (10’, 30’, 60’ minutos) com opção de usar varias linhas. Viajamos ao casco antigo, perto do castelo e pagamos 0,90Euros cada.

Bratislava perde em tamanho para Praga e Budapeste, mas não perde em charme. A possibilidade de conhecer a pé os infinitos cantinhos carregados de historia e estilo, nos fez sentir muito bem.

CASTELO

Construído nos inícios do s.X pelos romanos, e reconstruído totalmente no s.XX. Acumulou uma mistura de estilos (gótico – renascentista - barroco).

Fica no alto da colina, conta com 04 portões de entrada, coleções de arte e interessantes vistas, especialmente do rio Danúbio. A visitação externa é gratuita.

EXIBICOES PUBLICAS

Musica, danças típicas, desfile de modas, no final de semana. O palco usado é a Praça Hviezdoslavovo Namestie, calçadão que se estende, entre a Ponte Nova e o Teatro Nacional, com a estatua de Hans Christian Andersen. Possui belos jardins, arvores, fontes que correm, e muitos bancos para apreciar estas belezas.