.status-msg-wrap{display: none;}

sábado, 30 de dezembro de 2017

LOURDES – França

“Onde o céu toca a terra”

De Toulouse a Lourdes: 175 km, com Ouibus 1,45 horas de viagem por 14,50 Euros. Chegamos na Gare Central, em meio dos Pirineus, com casas de pedra e tetos de telhas, que dão uma tonalidade cinza ao conjunto. A cidade e pequena, com 15.000 moradores permanentes, se recorre andando, com a dificuldade que as ruas sobem e descem (estamos nas montanhas). Nosso hotel fica a 100 m da Basílica Nossa Senhora de Lourdes, só pegar o Citybus, 1,20Euros., seu percurso é da Gare ate a basílica. Se vem de carro é só seguir as placas a “La Grotte” (não diz Basílica, só Gruta).

Estamos num dos maiores centros de Peregrinação do mundo Católico, e coincide com o inicio no lado frances do caminho de Santiago de Compostela. Se observam peregrinos de todas as origens e línguas. O caminho de Santiago existe desde a época medieval (800dc) e iguala sua importância com as peregrinações a Roma e Jerusalém. Hoje se tornou um caminho espiritual e cultural com 847 km., ou 179 horas de caminhada. A uma media de 4,7 km/h., andando 5 h/dia completa o recorrido em 36 dias.

Voltemos a Basílica: de estilo romano bizantino, com mosaicos venezianos na cúpula e nas capelas; foi construída encima da Gruta, junto ao rio Gave de Pau, onde apareceu algumas vezes a Virgem Maria para a menina Bernardette (1858).

É muito DIFICIL falar da beleza do local, dos serviços oferecidos na Basílica, das visitas guiadas pelos padres o seminaristas que falam diferentes idiomas, da Procissão noturna diária, da água curativa, da historia, das inúmeras possibilidades de praticar sua Fe, do atendimento aos enfermos (cadeirantes/deficientes), dos voluntários. Sabem porque é difícil , porque não se sabe por onde começar.

Vou falar primeiro do que seria o mais importante. É muita, mais muita gente trabalhando duro para atender-lhe. Me interessei em perguntar quem cuidava da logística, da manutenção, da segurança, porque não se enxerga absolutamente nada. A RESPOSTA: é uma comissão, formada por especialistas em cada área, com muita tecnologia da informação; uns orientados a parte espiritual e outros as necessidades materiais.

DICA INTERESSANTE: se quiser passar um tempo como voluntário na Basílica, recebera hospedagem e comida (a única despesa seria a viagem). Tem que solicitar uma vaga por intermédio da Dioceses a que pertence a igreja que você frequenta. Para localizar a Dioceses mais próxima de sua residência, pode consultar no site abaixo:

https://es.wikipedia.org/wiki/Anexo:Diócesis_latinas_de_América

VISITAS GUIADAS Todas saem da praça da Basílica, onde aguardam os guias. Tem 03 linhas principais : azul, vermelha e amarela, o percurso esta pintado em ruas e calçadas. Linha Azul: “Caminho da vida de Bernardette”. Ela nasceu num moinho onde trabalhavam seus pais. Quando o moinho fechou, passaram a morar de graça numa cela próxima, abandonada pela policia por ser um lugar insalubre. A igreja onde foi batizada, e fácil de reconhecer porque na sua frente tem fotos da menina. Em todos os locais tem fotos e documentos relativos a vida de Bernardette.

Linha Vermelha : recorre o Lourdes da Idade Media.

Linha Amarela : recorre Museus e trenzinho turístico.

PROCISSÃO toda noite se percorre um circuito dentro dos jardins, os participantes levam uma vela acessa (tochas), muito bonito de ver.

AGUA CURATIVA depois das aparições, se formou no local um manancial de água milagrosa. Esta água se utiliza para as piscinas ,com água a 12 C. de temperatura , os banhos funcionam de 9 a 11hs e de 14,30 a 16 hs.

Gratuitamente fornecem toalha e bata para banho, são chamados de “Banhos de Purificação”. Tem bicas com água da fonte. As lojas de souvenirs vendem recipientes com diferentes capacidades , formato da virgem de Lourdes, para levar esta água de presente, é costume entre os peregrinos.

SABEM como funciona isto??? Se você tem Fe, poderá se curar, e com uma gota e suficiente.

ACOLHIDA ENFERMOS NOTRE DAME Funciona parecido a um hotel todo incluído, onde os funcionários e voluntários trabalham muito duro para que estas pessoas discapacitadas , que fizeram um grande esforço para chegar a Lourdes, sejam recebidos com máximo conforto e seguridade. Tem que se agendar com antecedência, ou em grupos organizados de igrejas.

https://www.lourdes-france.org/es/centro-acogida-dame No site tem formulários de reservas on line.

BASILICA SUBTERRANEA SÃO PIO X (Na área do santuário) Possui uma superfície de 12.000 m2, e uma capacidade máxima de 25.000 pessoas. Esta decorada por 39 telas que representam diferentes santos e por 52 vitrais (vidros coloridos justapostos).

IGREJA SANTA BERNARDETTE (Na área do santuário) Esta situada frente a gruta, atravessando o rio Gave de Pau (margem direita). Igreja moderna que foi edificada no lugar onde aconteceu a ultima aparição.

Para finalizar não posso deixar de dizer que este local e diferente a todos os similares que já visitamos, aqui se respira trabalho, as atividades religiosas não param nunca: tem missas, adorações, eucaristia, confissaõ, cânticos, rezas, visitas guiadas, em todos os idiomas. Nunca vi antes algo parecido...

Detalhes de BERNARDETTE que não mencionei, ela era analfabeta e vivia na miséria extrema, no momento da primeira aparição apanhava lenha para esquentar a misera cela e para que sua mãe cozinhasse uma sopa. Tinha a saúde muito frágil morreu com 35 anos, depois das aparições foi morar num convento de freiras. Seus restos mortais estão no convento San Gildar de Nevers em perfeito estado de conservação . Bernardette diz , a virgem falou que... “não me prometia tornar-me feliz neste mundo, mas no outro”. Oba ,confiemos que assim seja. Amem.

Fotos na ordem do texto.

www.voltaaomundomelhoridade.com

Se cuidem. Bye