.status-msg-wrap{display: none;}

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

UMA SEMANA EM BUDAPEST

BUDAPEST (Hungria) E a capital e a maior e mais importante cidade da Hungria, com uma população perto dos 2 milhões e serve como centro cultural, comercial, industrial e de transporte. Muitos dão o titulo da cidade mais bela de Europa a pesar da falta de manutenção ou restauração da maioria dos prédios antigos.

A pesar da falta de simpatia de seu povo, este mal e generalizado nos países do leste. Os campeões da ruindade são os inspetores de metro, tem em todas as estações e a toda hora, mais nunca lhe darão uma informação relativa a cor da línea a pegar e onde descer, o máximo que poderá obter e que apontem com um dedo em alguma direção.

ATENÇÃO: só falam e entendem qualquer idioma para multá-lo, se deve validar o ticket na hora de subir ao metro, caso contrario será multado na hora, perde 50 euros na bobeira. NÃO intentem viajar grátis nos países do leste europeu, solicitarão seu bilhete 90% das vezes. Os inspetores têm uma pulseira e crachá com foto, porque também tem falsos que intentarão tirar seu dinheiro no grito.

BASILICA Sto. Esteban Edifício religioso mais grande de Hungria pode albergar no seu interior ate 9000 pessoas. O nome faz homenagem ao primeiro rei de Hungria, Esteban I (975-1038). No interior da Basílica se encontra uma das relíquias sagradas: sua mão direita.

PRACA DOS HEROIS Uma das praças mais importantes de Budapest, suas estatuas lembram mandatários e reis húngaros . Situada no extremo menos céntrico da Av. Andrassy, o conjunto arquitetônico foi declarado Patrimonio da Humanidade pela UNESCO. PONTE DAS CORRENTES Une as cidades de Buda ( antiga sede real e zona residencial) e Pest (coração econômico e comercial), é uma das atrações mais pitorescas e simbólicas da capital. É a ponte mais antiga e conhecida de todo o Danubio. Foi inaugurada em 1849 e durante a 2da. Guerra destruído pelos alemães, sendo reconstruído e reinaugurado 100 anos depois do primeiro em 1949. Sempre vigiado pelos 02 leões em os extremos.


CASTELLO BUDA O distrito Buda esta composto pelo Palácio Real que hoje e museu. O Palácio Sandor sede do Presidente de Hungria. Funicular para chegar ao topo do morro, da para subir andando sem ter preparo físico ou subir com ele e descer caminhando. Igreja de São Matias.

PARLAMENTO O edifício mais bonito de Pest, é Patrimônio Mundial da Unesco.

GRAM SINAGOGA É a maior de Europa (1859) e a segunda do mundo, so perde para a de Jerusalém. Possui um museu.

MONTE GELLER Esta a 230 mts sobre o Danúbio, frente aos banhos termais do mesmo nome. Podes subir andando, de carro ou ônibus. O espetacular do parque são as vistas, o ideal e visitar lho no fim da tarde para ver o anoitecer, tem miradores e bancos. No topo esta a estatua de São Genaro martirizado neste ponto, e o monumento a liberação, mulher que assegura umas ramas sobre a cabeça.

CITADELA : Fortaleza localizada dentro do monte Geller, se pode visitar e conhecer um bunker da segunda guerra mundial.

RUA VACI Rua para pedestres . A parte antiga situa se ao sul da Ponte Erzsebet onde predominam os restaurantes e cafeterias. A parte nova do lado norte da Ponte deve sua fama as lojas de luxo. Muitos turistas consideram esta área como o centro de Budapest, ideal para comprar as lembranças típicas da Hungria, mas os preços são os maiores da cidade.

CASTELO VAJDAHUNYAD Fica a poucos minutos da Praça dos Heróis. Construído em 1800 com um lago artificial, que vira pista de patinagem em inverno. Foi copiado do Castelo do mesmo nome da Transilvânia na Romenia. Hoje e sede do Museu de Transporte e Agricultura. Parque muito belo que nos faz viajar a época medieval.

MERCADO PUBLICO É o mercado coberto mais grande da cidade. Se construiu para controlar a qualidade dos alimentos e melhorar a sua conservação.

TEATRO OPERA Edifício neo renascentista (1875) de grande beleza exterior e afrescos em seu interior. A parte de fora esta decorada com esculturas de famosos músicos e compositores. Financiado pelo imperador Francisco Jose I de Áustria com a condição de que não fosse maior que a opera de Viena. Tem 1.261 assentos.

ILHA MARGARIDA Um Oasis no meio da cidade. Muitos restaurantes, quadras esportivas, parques, fontes e banhos termais. Situada no rio Danubio, zona de relax e ócio, e muito grande, pode conhecer de trem turístico, alquilar uma bike (a melhor opção), ou o típico carrinho de golf para 04 pessoas.

SPA AGUAS TERMAIS Depois de ler os comentários de blogueiros de viagens, referentes aos aborrecimentos sofridos nos banhos mais badalados de Budapest , optamos pelas termas de Cegléd

CEGLÉD fica a menos de uma hora de trem do centro de Budapest (85km.). Tem Aqua Centrum, um parque aquático bem completo. Na frente apartamentos para alugar e camping . Ficamos no hotel Aquarell em regimem de meia pensão. Tem suas próprias piscinas termais cobertas, localizado a 100 mts da entrada principal do parque. IMPORTANTE Cegléd e a segunda parada do trem a primeira e Aeroporto mais ATENCAO não se chama aeroporto e sim FERIHEGY. No dia da partida das termas descemos nesta, ate o check in são 3 minutos, tem ônibus sincronizado com a chegada do trem, e só avançar pela plataforma ate a saída e já se vê o ponto, sem escadas todo plataformas, uma beleza.

TRANSPORTE EM FERRY BOAT Os ferry boat são barcos do mesmo tamanho o maiores que os desejados navios de cruzeiros de línea. Eles transportam caminhões, ônibus, maquinaria agrícola, carros de passeio, e passageiros . No site embaixo encontrarão os que partem de Budapest, e um resumo das líneas pelo mundo. É uma opção interessante para quem não pode pagar 3000u$s um cruzeiro de 5 dias, para um casal (exemplo bem econômico).

https://budapest.costasur.com/pt/ferry.html

Formando parte do transporte publico tem ferrys andando pelo Danubio , unindo pontos do centro da cidade. A línea D12 e a preferida dos viajantes.

https://hungarotour.com/hungria/budapest/transporte/transporte-barco-budapest

VIDEOS Interessantes vídeos profissionais, filmados com drones e com técnica timelapse onde a camará fica fixa num local para registrar a passagem do dia a noite em poucos segundos.

https://hungarotour.com/cultura/videos

Expressões uteis em húngaro Espanhol/Hungaro Hola/adiós (1 persona) Szia Hola/adiós (varias) Sziasztok Buenos días Jó reggelt Buenas tardes Jó napot Buenas noches Jó éjszakát Bienvenido Üdvözlöm Por favor Kérem Gracias Köszönöm De nada Szívesen Lo siento Bocsánat Tal vez Lehet Hombre Férfi Mujer No" Sí Igen No Nem Números Uno Egy Dos Ketto Tres Három Cuatro Négy Cinco Öt Seis Hat Siete Hét Ocho Nyolc Nueve Kilenc Diez Tíz Agua Víz Cerveza Sör Vino Bor Leche Tej Zumo Gyümölcslé Pan Kenyér Sopa Leves Ensalada Saláta Queso Sajt Huevo Tojás Tortilla Rántotta Patatas Krumpli Arroz Riza Cerdo Disznóhús Ternera Marhahús Pollo Csirke Pavo Pulyka Cordero Bárány